A assessoria jurídica do SINAI-RN vai protocolar uma ação na Vara da Fazendo Pública de Natal requisitando a realização de Concurso Público para o Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (IPERN).
A decisão de judicializar o concurso foi tomada pela diretoria do Sindicato tendo em vista a inércia do Governo em convocar o certame e a necessidade urgente de pessoal para atuar no Instituto e manter o serviço de previdência do Estado.
A ação deve ser judicializada nos próximos dias e a expectativa do SINAI é que tenha êxito.
SITUAÇÃO NO IPERN
Atualmente, o IPERN conta com 77 servidores para atender a todo o funcionalismo norte-riograndense e o último concurso para o órgão foi realizado em 1977, portanto, há 44 anos.
Por mais de uma vez, a categoria já denunciou a urgência na realização de um certame, tendo em vista que muitos trabalhadores da ativa estão próximos de se aposentar e é necessário manter o serviço da previdência do Estado.
“O IPERN cuida de aproximadamente 60 mil contas de aposentados e pensionistas, além de alguns processos do pessoal da ativa, como Junta Médica”, explica o Coordenador de Comunicação do SINAI-RN, Alexandre Guedes.
Na busca pelo Concurso Público, os trabalhadores chegaram a recorrer à greve e por diversas vezes a diretoria do SINAI se reuniu com representantes do Executivo Estadual para tratar da questão, sem sucesso. “Como o caminho da negociação política e administrativa não obteve o retorno esperado, estamos recorrendo a via jurídica para viabilizar o concurso público”, afirma o Coordenador geral substituto do SINAI-RN, Santino Arruda.