A tentativa de dialogar com o Diretor do DETRAN-RN sobre a realização de concurso público marcou o primeiro dia de greve dos trabalhadores da Autarquia, iniciada nesta quarta-feira (1º). Liderada pela direção do SINAI-RN, a busca aconteceu após o piquete realizado na calçada da sede estadual do Departamento, em Natal.
Alegando estar em reunião, Jonielson Pereira não recebeu a comitiva. Entretanto, prometeu protocolar ofício agendando reunião para tratar do assunto com o Sindicato e os profissionais.
O coordenador geral substituto do SINAI, Felipe Assunção, afirma que a categoria aderiu em massa ao movimento grevista na capital e no interior do Estado. Consequentemente, explica, vários serviços fins foram afetados, como vistoria e registro de veículos.
Felipe lembra que a realização do certame foi acertada no acordo fechado com o Governo Fátima em 2019, logo após a greve realizada naquele ano. Contudo, está atrasado o cronograma anunciado pela gestão estadual em 2021, sem qualquer perspectiva de cumprimento.
No momento, segundo informações passadas em maio pelo Diretor do DETRAN, o concurso depende da autorização da Governadora. Procurado na semana passada, Jonielson Pereira informou ao Sindicato que o processo seria enviado ao Gabinete Civil. Assim, nesta quarta (1º de junho) dirigentes do SINAI checaram a informação. Ficaram sabendo que o processo encontra-se na Controladoria Geral do Estado.
Continuando a greve, na manhã desta quinta (02 de junho) serão realizados piquetes na sede estadual e ciretrans do Departamento espalhadas pelo Rio Grande do Norte.