Trabalhadores barram temporariamente homenagem a Rogério Marinho na Assembleia Legislativa


Na manhã da sexta-feira, 08 de novembro, representantes do SINAI-RN protestaram em frente à Assembleia Legislativa contra a sessão solene em homenagem ao ex-deputado e atual secretário especial da Previdência e Trabalho do Governo Federal, Rogério Marinho (PSDB). A sessão estava marcada para iniciar às 10h30, mas como resultado da mobilização que uniu sindicatos, centrais sindicais, movimentos populares, estudantes e trabalhadores de um modo geral, a homenagem só iniciou nas primeiras horas da tarde.

Durante a mobilização, os trabalhadores tomaram as entradas do Palácio José Augusto, sede da Assembleia. A Polícia Militar foi chamada – fato que gerou tumulto – e na tentativa de dispersar os manifestantes, os policiais recorreram ao uso do gás de pimenta. Contudo, ainda assim e apesar da manhã bastante ensolarada, a mobilização prosseguiu.

Representantes do SINAI participaram ativamente do ato de repúdio. A coordenação do Sindicato entende que essa homenagem é um desrespeito aos trabalhadores/as do RN, uma vez que o político foi relator da Reforma Trabalhista enquanto exercia o cargo de Deputado Federal. Marinho foi também um dos protagonistas do projeto Escola Sem Partido, derrotado na Câmara; foi favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff; apoiou a PEC 241, que congelou por 20 anos os investimentos na saúde e educação pública; e tem atuado junto ao governo Bolsonaro contra os interesses da classe trabalhadora.

Homenagem – A homenagem ao ex-deputado e atual secretário especial da Previdência e Trabalho do Governo Federal, Rogério Marinho (PSDB), em razão dos “serviços prestados ao povo potiguar”, estava prevista para ocorrer na manhã do dia 08 de novembro (sexta-feira). A sessão foi proposta pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB); a homenagem teve início nas primeiras horas da tarde, no plenário Clovis Motta.