Foi encerrada nesta sexta-feira (21) a greve dos trabalhadores da EMATER. Tomada em Assembleia virtual conduzida pela direção do SINAI-RN, a decisão se deu após o Governo atender ao reivindicado pelos profissionais e enviar formalmente à Justiça um pedido solicitando a retirada da categoria de um acordo judicial desvantajoso.
Assinado com o Executivo estadual no meio deste ano, previa a renúncia aos passivos das ações judiciais ganhas, algumas já em precatórios. No entanto, tal acordo não podia ser anulado porque também envolvia os servidores do Gabinete Civil e da Procuradoria Geral. Diante disso, os profissionais da EMATER deliberaram em Assembleia realizada no dia 09 de agosto que deveriam ser retirados do acordo.
A demora do Governo para se expressar no processo levou os trabalhadores a iniciar um movimento grevista. Porém, a greve durou uma semana. Foi suspensa após a gestão Fátima Bezerra prometer atender ao reivindicado.
Agora, segundo o acertado na Assembleia desta sexta (21 de outubro), os trabalhadores aguardam o posicionamento da Justiça, a favor ou contra a exclusão da EMATER do acordo judicial. Se o poder Judiciário decidir favoravelmente, avisa o coordenador geral substituto do SINAI, Santino Arruda, a luta administrativa em busca das promoções vai recomeçar. Isso porque o Sindicato tentará firmar com o Executivo estadual um novo acordo.