Trabalhadores do DETRAN decidem que SINAI deve solicitar audiência com Procurador do MP de Contas para tratar do concurso


Os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) decidiram que o SINAI-RN deve solicitar audiência com o Procurador do Ministério Público de Contas do RN (MPC) para tratar da tramitação do processo do concurso público da Autarquia. A deliberação saiu em Assembleia virtual da categoria realizada nessa segunda-feira (01/08) sob a coordenação do SINAI-RN.

De acordo com o coordenador de comunicação do Sindicato, Alexandre Guedes, os profissionais tomaram essa decisão após saberem que Governo e DETRAN pediram ao Procurador do MP agilidade no processo. As informações foram passadas para os dirigentes da entidade em audiência com a direção do Departamento realizada na manhã de 1º de agosto. O encontro entre o Executivo e Ministério Público de Contas, segundo os membros do Governo, foi positivo.

Sem relaxar, os profissionais da Autarquia afirmaram que a mobilização seguirá até que o Governo cumpra a promessa e finalmente realize o certame.

Outros três temas foram discutidos em Assembleia. Confira abaixo um resumo da conversa entre categoria e Sindicato:

Cortes indevidos nos salários por causa da greve

A categoria deliberou aguardar até 05 de agosto (sexta-feira) a recomposição das verbas salariais subtraídas. Embora aguardem a recomposição prometida pela SEAD, os trabalhadores do DETRAN criticaram veementemente essa situação, considerada muito grave. “Mesmo sendo os valores repostos, condenamos tal prática abusiva”, afirmou Alexandre Guedes.

Comissão de Avaliação do PCCR

O SINAI-RN vai solicitar reunião com a direção do Departamento e a Comissão para reivindicar melhores condições de trabalho para a referida Comissão, bem como a publicação de uma portaria que traga os nomes dos membros suplentes, em conformidade com a Lei 696/2022.

Próxima Assembleia

Ficou deliberado que a qualquer momento uma nova Assembleia poderá ser convocada se existir necessidade. Isso será avaliado pela direção do SINAI-RN.