Trabalhadores do DETRAN defendem manutenção do trabalho remoto e podem realizar paralisação de advertência a partir do que for decidido em nova Assembleia


Foto: Reprodução Google

Em Assembleia realizada na última quinta-feira, 17 de dezembro, os/as trabalhadores/as do DETRAN-RN debateram medidas para conter a disseminação da Covid-19 na Autarquia. A categoria também tratou da quitação das promoções, do processo de licitação para o plano de saúde e de casos de assédio moral que vêm ocorrendo. Além disso, sob a coordenação do SINAI-RN, foi agendada a última Assembleia Geral Extraordinária de 2020. Confira abaixo um resumo do que foi abordado e definido:

Quitação de promoções

Embora mais de duzentas promoções de servidores do Órgão já tenham sido publicadas no Diário Oficial, não houve implantação na folha salarial. A direção do DETRAN será cobrada sobre a quitação dessas promoções.

Assédio

A categoria entende que a direção do Departamento deve combater de forma mais efetiva os casos de assédio moral que vêm sendo praticados e denunciados na Autarquia, incluindo casos nos setores Médico e de Recursos Humanos.

Concurso público

A comissão de Concurso Público solicita das coordenadorias de Habilitação, Procuradoria Jurídica, Chefia de Gabinete e Informática, o envio de informações pendentes para conclusão de relatório.

Plano de Saúde

A direção precisa concluir o processo de licitação do Plano. Será cobrada maior celeridade na questão.

Eleição de representante da categoria

Reeleição do servidor Jackson como representante da categoria na Comissão Especial de Avaliação e Desempenho do Plano de Cargos, Função e Remuneração.

Covid-19

Tendo em vista o aumento do número de casos confirmados da doença e o crescimento de mortes pelo novo coronavírus em todo o Estado; considerando os casos de servidores infectados pelo vírus no Departamento, bem como as atuais condições de trabalho na Autarquia, que coloca a saúde de servidores e do público em risco, a categoria defende:

a) Suspensão de atividades presenciais no DETRAN-RN;
b) manutenção do trabalho remoto, com todos os trâmites executados exclusivamente em formato digital;
c) fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os trabalhadores;
d) maior atenção aos trabalhadores do setor de vistoria, que estão mais expostos ao contato com o público e, como consequência, ao vírus; e
e) testagem em massa para toda a categoria.

Nova Assembleia Geral Extraordinária

A atividade acontecerá de forma remota, através do aplicativo Google Meet. Agendada para 23 de dezembro (quarta-feira), com início às 15h, na pauta da Assembleia o destaque vai para a paralisação de advertência em defesa da vida dos trabalhadores da Autarquia e de usuários do DETRAN, em decorrência dos números mais recentes da pandemia.

Além dos pontos citados, a categoria também foi favorável à manutenção do Estado de Greve.