A pandemia do COVID-19 foi um dos temas da reunião que aconteceu na manhã dessa terça-feira, 17 de março, entre a diretoria do SINAI-RN, representantes da Associação dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RN (ASTRAN) e comissão de mobilizações da Autarquia. A reunião da Organização por Local de Trabalho (OLT) dos trabalhadores/as do DETRAN substituiu a Assembleia da categoria e abordou ainda a Campanha Salarial, a Greve Geral (18 de março), a audiência com a direção do departamento, agendada para o dia 23, e o Plano de Cargos da categoria.
Durante a atividade, ficou definido que os trabalhadores do DETRAN vão solicitar a suspensão das atividades no órgão ao Governo do Estado como medida preventiva, a fim de evitar a disseminação do coronavírus e consequente sobrecarga do sistema de saúde. Em outro aspecto, a categoria também vai solicitar a suspensão da tramitação da Reforma Estadual da Previdência.
Com relação aos pontos da campanha salarial, como reposição das perdas salariais; data base em 1º de março; cumprimento integral do acordo de 2019; reajuste do valor do auxílio-alimentação; e oferta de creche para os/as filhos dos/das servidores e dependentes legais nessa condição, estes serão debatidos com a direção da entidade em audiência agendada para o dia 23.
Sobre as discussões finais acerca das alterações no Plano de cargos, funções e retribuições (PCFR) da categoria, a ideia é que haja uma Assembleia da categoria em 25 de março, em local aberto. Ademais, a reunião da OLT deliberou pelo apoio à Greve Geral de 18 de março. Na data, haverá paralisações em todo o país em prol dos serviços públicos, da democracia, da educação e saúde públicas e da soberania nacional.