Sob a coordenação do SINAI-RN, os trabalhadores do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (IPERN) participaram de Assembleia na manhã desta quinta, 15 de setembro, e deliberaram por formar duas comissões de servidores.
Uma das comissões vai buscar uma reunião no Tribunal de Justiça (TJRN) para tratar da realização de Concurso Público no Instituto. Essa comissão, formada por dois servidores do Instituto e por um assessor jurídico do SINAI, tentará sensibilizar o juiz responsável pelo caso para a urgência do certame, tendo em vista o número reduzido de servidores (77) para atender a demanda de todo Estado e considerando que muitos desses trabalhadores estão próximos de se aposentar.
A outra comissão reúne quatro servidores, além de dirigentes do SINAI, e vai tratar de demandas internas do IPERN. Entre os assuntos que essa comissão deverá discutir com a diretoria do Instituto, destaque para: o passivo de janeiro de 2021, referente a última letra implantada; a promoção da letra “K”; o concurso público; e a reforma do prédio.
A Assembleia de 15/09 reuniu dezenas de servidores e contou com a presença do assessor jurídico do Sindicato, que falou sobre a questão do concurso público e a tramitação dessa matéria na Justiça.
O advogado esclareceu que o pedido inicial para a realização do certame no Instituto foi negado, sob a alegação de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a limitação de despesa com pessoal. Com isso, a Assessoria Jurídica entrou com um novo pedido de liminar para que a decisão seja revista e está no aguardo da sentença.