Trabalhadores/as do DETRAN-RN acatam PCCR realinhado em 23%, mas propõem reorganização da tabela salarial


Os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN) acataram o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) realinhado nos 23% propostos pelo Governo do RN. Contudo, propõem uma reorganização na tabela salarial a fim de diminuir as distorções existentes. A proposta coletiva obedece ao orçamento informado pelo Executivo estadual.

As deliberações foram tiradas em Assembleia presencial nesta quarta-feira (10). O encontro foi conduzido pela direção do SINAI-RN e contou com a participação da ASTRAN.

O diretor de comunicação do Sindicato e membro da base, Alexandre Guedes, explica que a categoria reivindica que o projeto de atualização do Plano seja encaminhado pela gestão Fátima Bezerra (PT) à Assembleia Legislativa ainda nesse mês de novembro, conforme compromisso assumido no Gabinete Civil (GAC). Os efeitos financeiros serão a partir de janeiro de 2022.

Concurso, GRGs e processos pendentes

A realização de um novo concurso também foi tema da Assembleia. Na ocasião, os dirigentes do SINAI apresentaram o cronograma enviado pela Secretaria de Estado e da Administração (SEAD) e pelo Diretor Geral do DETRAN ao Sindicato nesta semana.

Desta forma, profissionais apontaram que algumas fases não cumpridas já estão com datas vencidas, o que obviamente é de conhecimento do SINAI. Assim, ficou claro que a entidade vai cumprir seu papel e exigir o cumprimento de tudo que consta no documento, desde a publicação do edital, aplicação das provas na data prometida, nomeação em junho de 2022 e demais fases dentro do prometido.

As GRGs foi outra demanda pautada. Com o projeto pendente de ser encaminhado e votado pela Assembleia Legislativa, a categoria reforça a necessidade de resolução das GRGs garantindo-se a manutenção desse benefício com justiça aos servidores da Autarquia.

E como não poderia deixar de constar, os processos pendentes também renderam muita conversa. Se chegou a conclusão da necessidade de o DETRAN promover uma verdadeira força-tarefa para analisar os processos pendentes. Essa reivindicação objetiva dar celeridade ao pagamento das promoções, insalubridades, abono de permanência e outras vantagens acumuladas ao longo dos anos. Assim, se espera que ainda neste ano essa questão seja resolvida a fim de evitar pendencias para 2022.

Agora, como de praxe, a direção do SINAI-RN irá cobrar do Governo providências acerca do deliberado pela Assembleia.  Havendo necessidade poderá ser convocado nova encontro a qualquer momento. “A orientação é para que a categoria se mantenha de sobreaviso até a conclusão das referidas pendências”, afirmou Alexandre Guedes.